Resumo
A evolução da frota de veículos elétricos apresenta desafios e oportunidades relacionados à gestão do estoque crescente de baterias, exigindo estratégias eficientes para lidar com esse aumento.
O objetivo desta dissertação é construir um modelo que estime a quantidade de baterias em segunda vida a ser absorvida pelo setor elétrico e calcule o valor gerado por essa atividade. Deste modo, propõe-se uma metodologia baseada na construção de um laço causal que estabelece a conexão entre o setor elétrico e o de transporte por meio das baterias reutilizadas.
O modelo realiza o cálculo da quantidade anual de baterias automotivas que atingem o final de sua primeira vida útil, utilizando uma previsão da frota de veículos elétricos em operação e premissas a respeito da durabilidade das mesmas.
Esse dado de quantidade é convertido em energia disponível, a partir de dados da tecnologia dessas baterias. Além disso, o modelo estima o valor a ser pago por esses dispositivos usados por duas rotas, a da reciclagem e a da reutilização. Também são consideradas as restrições relacionadas à demanda ou à infraestrutura, para determinar a quantidade de baterias que pode ser encaminhada por cada via.
O elo com o setor elétrico se dá pela demanda por Sistemas de Armazenamento de Energia a Baterias. Assume-se que essa demanda pode ser preenchida por baterias em segunda vida desde que vendidas a um preço que capture a diferença entre consumir um produto usado e um novo.
Por fim, realiza-se um estudo de caso e análises de sensibilidade utilizando o Reino Unido como referência, para testar os resultados do modelo. O resultado obtido sugere que a segunda vida pode não resultar diretamente em uma redução significativa no preço dos veículos elétricos a bateria, mas destaca que a reutilização é uma atividade economicamente preferível a reciclagem no curto e no médio prazo.