O Potencial de redução do consumo de energia elétrica em sistemas eletromecânicos : análise de alternativas para seu melhor aproveitamento

Publicação:

Autoria:
Mauro Araujo Almeida

Resumo

Neste estudo são examinadas alternativas para a redução do consumo de energia elétrica e para a redução da potência elétrica demandada por importantes sistemas eletromecânicos: sistemas de refrigeração, condicionamento de ar, compressão, ventilação e bombeamento. Na análise, são abordados três níveis de avaliação: considerando apenas o rendimento dos motores elétricos, considerando o rendimento resultante da interação entre todos os componentes dos sistemas eletromecânicos e considerando os requisitos do ambiente operacional em que os sistemas eletromecânicos se inserem.

São identificadas as principais variáveis que influenciam na potência elétrica requerida e no consumo de energia elétrica desses sistemas e é avaliado o potencial de conservação de energia elétrica e de redução de potência demandada no horário de ponta do consumo em um estudo de caso: o Setor Residencial do Estado do Rio de Janeiro.

Os resultados mostram que os rendimentos totais dos sistemas considerados podem variar significativamente e que as faixas de variação dos rendimentos dos componentes mecânicos dos sistemas são mais amplas que as faixas de variação dos rendimentos dos motores elétricos, indicando que normalmente há potenciais de conservação de energia mais significativos na parte mecânica dos sistemas.

Os resultados também mostram que é importante avaliar de forma integrada os sistemas eletromecânicos, seus componentes e o ambiente operacional. Além disso, os resultados indicam que se o objetivo é reduzir a potência elétrica demandada por um sistema, as iniciativas devem começar pela própria operação, otimizando os parâmetros do ambiente operacional, antes de se buscar aumentar os rendimentos individuais dos componentes.

Por fim, os resultados obtidos são utilizados para formulação de sugestões para novas ações de programas visando um melhor aproveitamento do potencial de conservação de energia e de redução da potência demandada pelos sistemas avaliados.