Resumo
A presente tese tem como objetivo básico indicar as principais tendências de desenvolvimento da cogeração a gás natural no Brasil e averiguar possíveis políticas de estímulo ao melhor aproveitamento do potencial brasileiro de cogeração. Cogeração é a geração simultânea de duas ou mais formas de energia, a partir de uma mesma fonte energética. Atualmente, o contexto histórico desfavorável à sua expansão no Brasil – em especial, a cogeração a gás – se modificou consideravelmente.
De um lado, a reforma do setor elétrico brasileiro e o aumento da oferta interna de gás natural, associados ao recente desenvolvimento tecnológico de sistemas de geração a gás, abrem oportunidades para agentes dispostos a investir em cogeração a gás. De outro, a projeção, no curto prazo, de elevados riscos de déficit do sistema elétrico brasileiro confere importância ao investimento em cogeração. Sistemas de cogeração representam uma resposta rápida e descentralizada para expansão da capacidade de geração elétrica, um mecanismo de captação de capital privado e um fator de aumento da confiabilidade do sistema elétrico.
Entretanto, novas questões exigem neste contexto, em tese, mais favorável à expansão da cogeração no Brasil. Uma política energética específica de apoio poderia favorecer esta expansão. Importa, todavia, averiguar os vínculos desta política com a expansão qualitativa (tipo de tecnologia e modo de operação) e quantitativa (capacidade instalada e tamanho das centrais) de sistemas de cogeração a gás no Brasil – em outras palavras, averiguar possíveis tendências de desenvolvimento da cogeração a gás no país, frente o aumento da eficiência de geração dos sistemas a gás, as várias configurações passíveis de serem instaladas, a necessidade de se expandir no curto prazo a oferta de energia elétrica no país, as vantagens e desvantagens de possíveis mecanismos de promoção da cogeração e os exemplos internacionais de países que lograram êxito em expandir a sua capacidade instalada em cogeração. A semelhante empresa, esta tese se propõe.