Uma ponte para o desenvolvimento sustentável

Em agosto, PPE/COPPE/UFRJ recebeu representantes da China Three Gorges Corporation (CTG) — estatal chinesa responsável pela maior hidrelétrica do mundo, Três Gargantas, e com empreendimentos espalhados por mais de 40 países — e do Chongqing Institute of Green and Intelligent Technology.

Apenas a hidrelétrica Três Gargantas gera mais de 80 terawatts-hora (TWh), o que corresponde ao consumo médio de 70 milhões de residências no Brasil.
PPE recebe comitiva
A comitiva foi recebida no Programa de Planejamento Energético (PPE) pela equipe do professor Marco Aurélio Santos e do pesquisador Jorge Damazio, com quem discutiu avanços do Brasil e da China na medição de gases de efeito estufa (GEE), estratégias de descarbonização no setor hidrelétrico e perspectivas para pesquisas conjuntas.
Dianchang Wang, vice-presidente-executivo da CTG, destacou a trajetória da empresa desde a construção da Hidrelétrica de Três Gargantas, iniciada em 1993, ressaltando seu papel no controle de inundações, na geração de energia limpa em grande escala e na segurança da navegação hidroviária. Ele também enfatizou a importância do apoio às comunidades locais, com abastecimento de água, preservação ambiental e geração de emprego e renda.

“O setor hidrelétrico brasileiro tem buscado estratégias para reduzir seu impacto climático, como o cuidado com a qualidade da água dos reservatórios, a remoção da vegetação antes do enchimento para evitar a liberação de gases de efeito estufa, e a otimização das regras de enchimento e esvaziamento dos reservatórios”, explicou o professor Marco Aurélio Santos, reforçando o protagonismo da Coppe na pesquisa aplicada para uma geração de energia mais sustentável.
Ao final da visita, Marco Aurélio e Dianchang Wang discutiram temas de interesse comum, como a recuperação de metano em reservatórios para uso energético, e firmaram o compromisso de uma futura parceria entre a Coppe e a CTG para estudos sobre emissões de gases de efeito estufa em hidrelétricas.
